Empresa japonesa quer lançar satélite de madeira em 2023

Empresa japonesa quer lançar satélite de madeira em 2023
Empresa japonesa quer lançar satélite de madeira em 2023

A empresa japonesa Sumitomo Forestry e a Universidade de Kyoto (Japão) se uniram para realizar um estudo sobre a utilização de madeira como um substituto para as ligas metálicas no uso espacial.

+Robôs da Boston Dynamics dançam ao som de “Do You Love Me”
+Covid-19: Reino Unido aprova vacina AstraZeneca/Oxford
+Especialista alerta sobre cuidados no uso do QR Code

Dentro desse acordo de pesquisa, está previsto o projeto e construção do satélite de madeira LignoSat, que será lançado em 2023 e que irá observar durante um ano a resistência do material no espaço e também a capacidade de um árvore de crescer em ambiente espacial.  Um dos responsáveis pelo estudo é o astronauta Takao Doi, que é professor na instituição e foi tripulante da Estação Espacial Internacional em 2008.

De acordo com a Sumitomo Forestry, além de ser um material renovável, o uso da madeira iria ajudar a reduzir a quantidade de lixo no espaço, já que quando sair de operação do satélite poderia ser direcionado para a atmosfera terrestre, onde iria sofrer um processo de queima.

A mesma “madeira espacial” também poderia ser empregado na Terra na construção civil, substituindo outros materiais menos sustentáveis.

Back to top